ML206 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
EMENTA
Objeto de estudo da Psicologia. Desenvolvimento humano. Os fenômenos perceptivos. A personalidade. Teorias de aprendizagem como sistema de referência para a formação de conceitos, métodos científicos e resolução de problemas nos conteúdos de matemática .
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Os estudantes devem ser capazes de aplicar teorias de aprendizagem com enfoque cognitivo no processo de ensino aprendizagem de conteúdos de matemática.
Documentos
Operarações do pensamentos
REFÊRENCIAS
LEITURAS SUGERIDAS SOBRE "A TEORIA HISTÓRICO – CULTURAL DA ATIVIDADE".
DELGADO, O. T.; MENDOZA, H. J. G. EVOLUÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI À TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 157-170.
MAGALHÃES, VERÔNICA DE OLIVEIRA ; FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO ;GARCÍA MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-27, 2021.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO T. O. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. Revista Obutchénie, v. 2, p. 166-192, 2018.
MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021, p. 226-242.
MENDOZA, HÉCTOR JOSE GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. PROPOSTA DE UM ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE. Revista Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020.
Naralina Viana Soares da Silva Oliveira. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ESTUDANTES DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Héctor José García Mendoza.
SILVA OLIVEIRA, N. V. S.; GARCÍA MENDOZA, H. J.; TINTORER DELGADO, O. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020193, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1651.
Veronica de Oliveira Magalhães. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DE HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS DISCENTES DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP/UFRR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza
WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H J.; DELGADO, O. T. ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA. In: Erika da Silva Maciel, Ivanise Rizzatti, Maria José da Silva (Org). Pesquisa em Ensino no contexto amazônico: um processo em construção. Palma, TO: EDUFT, 2021, p 23-35.
WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H. J. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE AMAZONAS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-25, 29 dez. 2021.
Yachiko Nascimento Wakiyama. FORMAÇÃO DE HABILIDADES EM MODELAGEM MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA, MAJMUTOV PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Orientador: Héctor José García Mendoza.
LEITURAS SUGERIDAS SOBRE "A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA".
ASSUNCAO, J. A.; MENDOZA, H. J. G. ; MAGALHAES, A. P. C. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa, 2016, Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
Carlos Neco da Silva Júnior; Vandreza Souza dos Santos. O AÇAÍ COMO CONTEXTO PARA UMA AULA DE BIOQUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA AMAZÔNIA. I X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. Sevilla, 2017 (Material Didático)
DELGADO, O. T.; MENDOZA, H. J. G. UMA APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 2, p. 1-13, 2012.
Gladys Maria de Souza Oliveira. ESTUDO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE ATRAVÉS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Jeneffer Araújo de Assução. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FUNDAMENTADA NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T; ASSUNCAO, J. A. ; MAGALHAES, A. P. C. ; Rizzatte, M. I. PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO NA AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE SIGNIFICADOS SEGUNDO A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 47-58
MOREIRA, M. A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE
MOREIRA, M. A. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MOREIRA, M. A. MODELOS MENTAIS
MOREIRA, M. A. UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS – UEPS
OLIVEIRA, G. M. S.; MENDOZA, H. J. G. ESTUDO DO CONCEITO DE LIMITE FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ESTRATÉGIA DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa. Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
LEITURAS SUGERIDAS SOBRE AS "CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VERGNAUD".
Gérard Vergnaud. EDUCAÇÃO, A MELHOR PARTE DA HERANÇA DE JEAN PIAGET
Gérard Vergnaud. NUNCA DEIXAREMOS DE LER VIGOTSKI E PIAGET
MOREIRA, M.A. A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA NESTA ÁREA. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), pp. 7-29, 2002.
VERGNAUD, Gérard. ¿EN QUÉ SENTIDO LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES PUEDE AYUDARNOS PARA FACILITAR APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO? Investigações em Ensino de Ciências – V12(2), pp.285-302, 2007 285.
COMPLEMENTAR
GHEDIN, E. Teorias Psicológicas e suas Implicações à Educação em Ciências. Boa Vista: EDUFRR, 2016
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: Teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
MOREIRA, M. A. M. Teorias de Aprendizagem. 2.ed. São Pualo: EPU, 2011
POZO, J. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VERGNAUD, G. (1993). A teoria dos campos conceituais. In Nasser, L. (Ed.) 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1993. pp. 1-26.
ML603 - INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
EMENTA
Importância da Informática na Educação. Tecnologia Educacional. Computador como recurso didático no Ambiente Educacional. Projetos de Informática no Ensino da Matemática.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Utilizar a informática como recurso didático para preparar e ministrar aulas no ensino fundamental e médio fundamentado em uma teoria de aprendizagem no processo de ensino aprendizagem em Matemática.
Documentos
REFERÊNCIAS
Básica
BORBA, M.C. Informática na Educação Matemática. Belo Horizonte, Antartica,2001.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T; ASSUNCAO, J. A. ; MAGALHAES, A. P. C. ; Rizzatte, M. I. PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO NA AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE SIGNIFICADOS SEGUNDO A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 47-58
MOREIRA, M. A. M. Teorias de Aprendizagem. 2.ed. São Paulo: EPU, 2011
MOREIRA, M. A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE
MOREIRA, M. A. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MOREIRA, M. A. UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS – UEPS
Queiroz, Antonio Liliane e Taira, Sanmya Feitosa. “Manual de Orientação Metodológica – Informática na Educação”.
Sanmya Feitosa Tajra. “Informática na Educação. Professor na Atualidade”. São Paulo Editora Erica 1999.
Valente, José Armando. Diferentes Usos dos computadores na Educação, Brasília MEC, V.12, nº57.
Complementar
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
DANTE, LUIZ ROBERTO. Matemática: Contextos & Aplicações. Manual do Professor. 3. ed. São Paulo. Editora Ática: 2016. v. 1.
DANTE, LUIZ ROBERTO. Matemática: Contextos & Aplicações. Manual do Professor. 3. ed. São Paulo. Editora Ática: 2016. v. 2.
DANTE, LUIZ ROBERTO. Matemática: Contextos & Aplicações. Manual do Professor. 3. ed. São Paulo. Editora Ática: 2016. v. 3.
DANTE, LUIZ ROBERTO. Teláris Matemática – 6º ano. Ensino Fundamental – Anos Finais. Componente curricular: Matemática. Manual do Professor. 3. ed. São Paulo. Editora Ática: 2018.
DANTE, LUIZ ROBERTO. Teláris Matemática – 6º ano. Ensino Fundamental – Anos Finais. Componente curricular: Matemática. Manual do Professor. 3. ed. São Paulo. Editora Ática: 2018.
DANTE, LUIZ ROBERTO. Teláris Matemática – 7º ano. Ensino Fundamental – Anos Finais. Componente
Litwin, Edith. “Tecnologia Educacional”. Rio Grande do Sul. Editora Artes Medica, 1997.
POZO, J. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.