TEORIAS DA APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIAS.
Fuso horário: Boa Vista / Roraima
C.H. 64 horas.
Dr. Héctor José García Mendoza (UFRR) e Dr. Oscar Tintorer Delgado (UERR)
Ementa: Teorias contemporâneas da aprendizagem aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática. Neurociências e aprendizagem. Atenção, memória, motivação, emoção e suas relações com a cognição e a aprendizagem. O processo de assimilação na formação de conceitos e procedimentos.
Objetivo: Aplicar as Teorias de Aprendizagem e Neurociências na formação de conceitos e procedimentos no Ensino de Ciências e Matemática.
Unidade I: A Teoria Histórico-Cultural. Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotsky). A Teoria da Atividade (Leontiev). A formação por etapas das ações mentais (Galperin). Direção da atividade de estudo (Talízina). A contradição como a força motriz da aprendizagem (Majmutov).
Unidade II: A Teoria de Aprendizagem significativa (Ausubel). A teoria educacional de Novak. Aprendizagem Significativa Critica (Moreira).
Unidade III: A teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget. A teoria dos campos conceituas de Vergnaud.
Dia 27/01/2025
8-12 horas
Unidade I: A Teoria Histórico-Cultural. Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotsky). A Teoria da Atividade (Leontiev). A formação por etapas das ações mentais (Galperin). Direção da atividade de estudo (Talízina). A contradição como a força motriz da aprendizagem (Majmutov).
Aula 01: A Teoria Histórico-Cultural. Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotsky). Fundamentos Filosóficos. Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotsky). A Teoria da Atividade (Leontiev). A formação por etapas das ações mentais (Galperin). Direção da atividade de estudo (Talízina). Ensino problematizador (Majmutov).
14-18 horas
Aula 02: Organização do processo de assimilação. A Atividade Situações Problema Discente. A Resolução de Problema como metodologia de ensino. Sistema Didático Galperin, Talízina e Majmutov.
Orientação para o seminário avaliativo nº1 (Unidade I).
Dia 28/01/2025
08-12 horas
Preparação para o seminário avaliativo nº1.
14-16 horas
Preparação para o seminário avaliativo nº1.
16-18 horas
Unidade II: A Teoria de Aprendizagem significativa (Ausubel). A teoria educacional de Novak. Aprendizagem Significativa Crítica (Moreira).
Aula 03: A Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) segundo Ausubel. Conceitos básicos da TAS. O processo de assimilação.
Dia 29/01/2025
08-12 horas
Seminario avaliativo nº1 sobre a Unidade I.
14-18 horas
Aula 04: O processo de assimilação da formação de conceitos e procementos. A teoria educacional de Novak. Aprendizagem Significativa Critica de Moreira.
Dia 30/01/2025
08-12 horas
Unidade III: A teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget. A teoria dos campos conceituas de Vergnaud.
Aula 05: A teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget. A teoria dos campos conceituas de Vergnaud. A formação de conceitos e procedimentos.
Orientação para o seminario avaliativo nº2 (Unidade II e III).
14-18 horas
Prepação para o seminario avaliativo nº2 sobre as Unidades II e III.
Dia 31/01/2025
08-12 horas
Prepração para o seminario avaliativo nº2 (Unidades II e III).
14-18 horas:
Seminário avaliativo nº2 sobre as Unidades II e III
Referencias Bibliográficas
Leituras Sugeridas sobre "A Teoria Histórico – Cultural da Atividade".
DELGADO, O. T.; MENDOZA, H. J. G. EVOLUÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI À TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 157-170.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO T. O. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. Revista Obutchénie, v. 2, p. 166-192, 2018.
MENDOZA, HÉCTOR JOSE GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. PROPOSTA DE UM ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE. Revista Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020.
MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021, p. 226-242.
WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H J.; DELGADO, O. T. ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA. In: Erika da Silva Maciel, Ivanise Rizzatti, Maria José da Silva (Org). Pesquisa em Ensino no contexto amazônico: um processo em construção. Palma, TO: EDUFT, 2021, p 23-35.
WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H. J. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE AMAZONAS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-25, 29 dez. 2021.
DA SILVA OLIVEIRA, N. V. S.; GARCÍA MENDOZA, H. J.; TINTORER DELGADO, O. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020193, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1651.
MAGALHÃES, VERÔNICA DE OLIVEIRA ; FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO ;GARCÍA MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-27, 2021.
Naralina Viana Soares da Silva Oliveira. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ESTUDANTES DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Veronica de Oliveira Magalhães. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DE HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS DISCENTES DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP/UFRR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza
Yachiko Nascimento Wakiyama. FORMAÇÃO DE HABILIDADES EM MODELAGEM MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA, MAJMUTOV PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Leituras Sugeridas sobre "A Teoria de Aprendizagem Significativa".
MOREIRA, M. A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE
MOREIRA, M. A. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
MOREIRA, M. A. MODELOS MENTAIS
MOREIRA, M. A. UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS – UEPS
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T; ASSUNCAO, J. A. ; MAGALHAES, A. P. C. ; Rizzatte, M. I. PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO NA AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE SIGNIFICADOS SEGUNDO A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 47-58
DELGADO, O. T.; MENDOZA, H. J. G. UMA APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 2, p. 1-13, 2012.
OLIVEIRA, G. M. S.; MENDOZA, H. J. G. ESTUDO DO CONCEITO DE LIMITE FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ESTRATÉGIA DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa. Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
ASSUNCAO, J. A.; MENDOZA, H. J. G. ; MAGALHAES, A. P. C. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa, 2016, Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
Jeneffer Araújo de Assução. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FUNDAMENTADA NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Gladys Maria de Souza Oliveira. ESTUDO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE ATRAVÉS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Carlos Neco da Silva Júnior; Vandreza Souza dos Santos. O AÇAÍ COMO CONTEXTO PARA UMA AULA DE BIOQUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA AMAZÔNIA. I X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. Sevilla, 2017 (Material Didático)
Leituras Sugeridas sobre as "Contribuições de Piaget e Vergnaud".
Gérard Vergnaud. EDUCAÇÃO, A MELHOR PARTE DA HERANÇA DE JEAN PIAGET
Gérard Vergnaud. NUNCA DEIXAREMOS DE LER VIGOTSKI E PIAGET
MOREIRA, M.A. A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA NESTA ÁREA. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), pp. 7-29, 2002.
VERGNAUD, Gérard. ¿EN QUÉ SENTIDO LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES PUEDE AYUDARNOS PARA FACILITAR APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO? Investigações em Ensino de Ciências – V12(2), pp.285-302, 2007 285.
MPEC 002- TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 04
Professores: Dr. Héctor José García Mendoza e Dr. Oscar Tintorer Delgado.
CONTEÚDO
A teoria Histórica – Cultural da Atividade. Aprendizagem Significativa. A teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget. A teoria dos campos conceitual de Vergnaud. Aplicação das teorias de aprendizagem ao Ensino de Ciências e Matemática.
OBJETIVO GERAL
Que os alunos sejam capazes de utilizar alguma (s) teoria (s) da aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática.
METODOLOGIA DAS AULAS
As aulas serão presenciais. Na página internethttps://www.hectorufrr.com.br serão colocados informações e materiais
PLANEJAMENTOS DAS AULAS
Dia 13/03/2025
Aula 01: A Teoria Histórico-Cultural. Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotsky). Fundamentos Filosóficos. Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotsky). A Teoria da Atividade (Leontiev). A formação por etapas das ações mentais (Galperin). Direção da atividade de estudo (Talízina). Ensino problematizador (Majmutov).
Dia 14/03/2025
Aula 02: Organização do processo de assimilação. A Atividade Situações Problema Discente. A Resolução de Problema como metodologia de ensino. Sistema Didático Galperin, Talízina e Majmutov.
Orientações para o semário avaliativo nº1.
Processo de assimulação na THC.
Orientação para a avaliação Final.
Dia 21/03/2025
Seminário avaliativo sobre a Teoria Histórico-Cultural
Dia 25/04/2025
Aula 03: Teoria de Apredizagem Significativa. O processo de Assimilação segundo Ausubel.
Dia 09/05/2025
Aula 04: Condições e estratégias para garantir AS. Mapas conceituais. Aprendizagem Significativa Critica (ASC). Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).
Orientações para seminario nº2.
Dia 16/05/2025
Seminario Avaliativo sobre Aprendizagem Significativa .
Dia 23/05/2025
Aula 05: A teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget. A teoria dos campos conceituas de Vergnaud.
Orientação para o seminário nº3.
Dia 30/05/2025
Seminario Avaliativo sobre Piaget e Vergnaud
Dia 06/06/2025
Aplicação das Teorias de Aprendizagem ao Ensino de Ciências e Matemática.
Dia 13/06/2025
Aplicação das Teorias de Aprendizagem ao Ensino de Ciências e Matemática.
Dia 27/06/2025
Aplicação das Teorias de Aprendizagem ao Ensino de Ciências e Matemática.
Dia 04/07/2025
Aplicação das Teorias de Aprendizagem ao Ensino de Ciências e Matemática.
Dia 11/07/2025
Avaliação Final.
Leituras Sugeridas sobre "A Teoria Histórico – Cultural da Atividade".
DELGADO, OSCAR TINTORER; MENDOZA, H. J. G. EVOLUÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI À TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 157-170.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO T. O. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. Revista Obutchénie, v. 2, p. 166-192, 2018.
MENDOZA, HÉCTOR JOSE GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. PROPOSTA DE UM ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE. Revista Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020.
MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021, p. 226-242.
WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H J.; DELGADO, O. T. ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA. In: Erika da Silva Maciel, Ivanise Rizzatti, Maria José da Silva (Org). Pesquisa em Ensino no contexto amazônico: um processo em construção. Palma, TO: EDUFT, 2021, p 23-35.
WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H. J. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE AMAZONAS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-25, 29 dez. 2021.
DA SILVA OLIVEIRA, N. V. S.; GARCÍA MENDOZA, H. J.; TINTORER DELGADO, O. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020193, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1651.
MAGALHÃES, VERÔNICA DE OLIVEIRA ; FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO ;GARCÍA MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-27, 2021.
Naralina Viana Soares da Silva Oliveira. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ESTUDANTES DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Veronica de Oliveira Magalhães. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DE HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS DISCENTES DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP/UFRR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza
Yachiko Nascimento Wakiyama. FORMAÇÃO DE HABILIDADES EM MODELAGEM MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA, MAJMUTOV PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Leituras Sugeridas sobre "A Teoria de Aprendizagem Significativa".
MOREIRA, M. A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE
MOREIRA, M. A. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
MOREIRA, M. A. MODELOS MENTAIS
MOREIRA, M. A. UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS – UEPS
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T; ASSUNCAO, J. A. ; MAGALHAES, A. P. C. ; Rizzatte, M. I. PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO NA AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE SIGNIFICADOS SEGUNDO A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 47-58
DELGADO, O. T.; MENDOZA, H. J. G. UMA APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 2, p. 1-13, 2012.
OLIVEIRA, G. M. S.; MENDOZA, H. J. G. ESTUDO DO CONCEITO DE LIMITE FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ESTRATÉGIA DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa. Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
ASSUNCAO, J. A.; MENDOZA, H. J. G. ; MAGALHAES, A. P. C. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa, 2016, Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
Jeneffer Araújo de Assução. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FUNDAMENTADA NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Gladys Maria de Souza Oliveira. ESTUDO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE ATRAVÉS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Carlos Neco da Silva Júnior; Vandreza Souza dos Santos. O AÇAÍ COMO CONTEXTO PARA UMA AULA DE BIOQUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA AMAZÔNIA. I X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. Sevilla, 2017 (Material Didático)
Leituras Sugeridas sobre as "Contribuições de Piaget e Vergnaud".
Gérard Vergnaud. EDUCAÇÃO, A MELHOR PARTE DA HERANÇA DE JEAN PIAGET
Gérard Vergnaud. NUNCA DEIXAREMOS DE LER VIGOTSKI E PIAGET
MOREIRA, M.A. A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA NESTA ÁREA. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), pp. 7-29, 2002.
VERGNAUD, Gérard. ¿EN QUÉ SENTIDO LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES PUEDE AYUDARNOS PARA FACILITAR APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO? Investigações em Ensino de Ciências – V12(2), pp.285-302, 2007 285.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AUSUBEL, D. D., NOVAK, J., & HANESIAN, H. Psicología Educativa: Un punto de vista cognoscitivo. México, D. F.: Trillas, 1999.
AUSUBEL, D.P. The acquisition and retention of knowledge: A cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000.
GALPERIN, P. Y. Introducción a la Psicología. Habana: Pueblo y Revolución, 1982.
GALPERIN; TALÍZINA, N. F. La formación de conceptos geométricos elementales y su dependencia sobre la participación dirigida de los alumnos. In: Psicología Soviética Contemporánea: Selección de artículos científicos. La Habana: Ciencia y Técnica, 1967, p. 272-301.
GARDNER, Howard. Estrutura da mente. A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GARDNER, Howard. Inteligência. Um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. JOHNSON-LAIRD, P. N. Mental models. Cambridge, MA, Havard Univerity Press, 1983.
LEFRANCOIS, Guy. Teorias da aprendizagem. 5ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004
LURIA, Alexander Romanovich. Pensamento e linguagem. As ultimas conferencias de Luria. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MATLIN, Margaret W. Psicologia cognitiva. 5ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos comlementares. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Fisica, 2012.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1975
RUBINSTEIN, J. L. Principios de Psicologia General. Habana: Revolucionaria, 1970
SMIRNOV, A. A. LEÓNTIEV, A. N., et al. Psicología. Habana: Imprenta Nacional de Cuba, 1961.
STERNBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. 5. ed. São Paulo: Cengage Learnig, 2010
TALÍZINA, N. Conferencias sobre “Los Fundamentos de la Enseñanza en la Educación Superior”. Universidad de la Habana, 1984.
TALÍZINA, N. La teoría de la actividad de estudio como base de la didáctica en la educación superior . México, DF: Universidad Autónoma Metropolitana, 1994
TALÍZINA, N. Psicología de la Enseñanza. Moscú: Progreso, 1988.
THAGARD, Paul. Mente. Introdução à Ciência Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
VERGNAUD, G. (2007). ¿En qué sentido la teoría de los campos conceptuales puede ayudarnos para facilitar aprendizaje significativo? (In what sense the conceptual fields theory might help us to facilitate meaningful learning?). In: Investigações em Ensino de Ciências. Acesso em 14 jul., 2012, http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID172/v12_n2_a2007.pdf
VYGOTSKY, L. S. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fonte, 2001.
VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM E COGNICAO
Carga Horária: 45 horas
EMENTA: Investiga temáticas relativas à organização e reestruturação didática, tomando como referência os processos cognitivos envolvidos na educação formal. Estuda os processos cognitivos básicos: percepção, memória, atenção; e superiores: consciência, raciocínio, desenvolvimento conceitual (mapas conceituais/mentais), inteligência, linguagem e resolução de problemas.
OBJETIVOS: Investigar e estudar temáticas relativas à organização e reestruturação didática e os processos cognitivos básicos: percepção, memória, atenção; e superiores: consciência, raciocínio, desenvolvimento conceitual (mapas conceituais/mentais), inteligência, linguagem e resolução de problemas. Investigar temáticas relativas à organização e reestruturação didática, tomando como referência os processos cognitivos envolvidos na educação em ciências. Estudar os processos cognitivos básicos: percepção, memória, atenção; e superiores: consciência, raciocínio, representação, desenvolvimento conceitual (mapas conceituais/mentais), inteligência, linguagem e resolução de problemas. Produzir conhecimento inovador para a estruturação de uma didática das ciências centrada nos processos cognitivos mobilizados pela pesquisa em Educação em Ciências.
METODOLOGIA DAS AULAS
As aulas serão presenciais. Na página internet https://www.hectorufrr.com.br serão colocados informações e materiais
PLANEJAMENTOS DAS AULAS
As aulas seguiram o planejamento do “Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática”. Ver o item anterior nesta página de pós-graduação
Introdução à Pesquisa em Educação Matemática
Linha nº1: Teorias de Aprendizagem da Matemática na Educação Básica
C.H. 45 horas
Héctor José García Mendoza e Patrício Pérez Mendes Flores.
Ementa: Breve evolução dos fundamentos da Educação. O Construtivismo. A teoria Histórico-Cultural. Aprendizagem significativa.
Objetivo: Aplicar as teorias de aprendizagem na formação de conceitos e procedimentos em matemática.
Dia 14/02/2025
Aula 01: A Teoria Histórico-Cultural. Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotsky). Fundamentos Filosóficos. Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotsky). A Teoria da Atividade (Leontiev). A formação por etapas das ações mentais (Galperin). Direção da atividade de estudo (Talízina). Ensino problematizador (Majmutov).
Orientação para o seminário nº1.
Leituras Sugeridas sobre "A Teoria Histórico – Cultural da Atividade".
DELGADO, O. T.; MENDOZA, H. J. G. EVOLUÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI À TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 157-170.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO T. O. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. Revista Obutchénie, v. 2, p. 166-192, 2018.
MENDOZA, HÉCTOR JOSE GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. PROPOSTA DE UM ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE. Revista Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020.
MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021, p. 226-242.
Aplicações
Francinaldo de Carvalho Nascimento. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE PARA ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Nayara Vitória Sousa Costa. O PENSAMENTO ALGÉBRICO POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES PARA ESTUDANTES DO 7º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Crislene Costa De Oliveira. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES FUNDAMENTADA EM GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Vânia Dos Santos Dourado. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM NO CONCEITO DE MEDIR FUNDAMENTADO NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Dia 28/02/2025
Seminário avaliativo nº1
Dia 07/03/2025
Aula 02: A Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) segundo Ausubel. Conceitos básico da TAS. O processo de assimilação. Os mapas conceituais segundo Novak. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) de Moreira.
Orientação para o seminário nº2
Leituras Sugeridas sobre "A Teoria de Aprendizagem Significativa".
MOREIRA, M. A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE
MOREIRA, M. A. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
MOREIRA, M. A. MODELOS MENTAIS
MOREIRA, M. A. UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS – UEPS
Dia 14/03/2025
Seminário avaliativo n°2
Dia 21/03/2025
Aula 03: A teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget. A teoria dos campos conceituas de Vergnaud.
Orientação para o seminário nº3.
Orientação para a Avaliação Final
Leituras Sugeridas sobre as "Contribuições de Piaget e Vergnaud".
Gérard Vergnaud. EDUCAÇÃO, A MELHOR PARTE DA HERANÇA DE JEAN PIAGET
Gérard Vergnaud. NUNCA DEIXAREMOS DE LER VIGOTSKI E PIAGET
MOREIRA, M.A. A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA NESTA ÁREA. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), pp. 7-29, 2002.
VERGNAUD, Gérard. ¿EN QUÉ SENTIDO LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES PUEDE AYUDARNOS PARA FACILITAR APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO? Investigações em Ensino de Ciências – V12(2), pp.285-302, 2007 285.
Aplicações
Jeneffer Araújo de Assução. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FUNDAMENTADA NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Gladys Maria Bezerra de Souza. ESTUDO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICADO A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Referências Bibliográficas
AUSUBEL, D. D., NOVAK, J., & HANESIAN, H. Psicologia Educativa: Un punto de vista cognoscitivo. México, D. F.: Trillas, 1999.
CARVALHO, D. LUCCHESI. Metodologia do ensino de Matemática. São Paulo- Cortez-1994.
COLL, C., Gómez, I., MARTÍ, E., MAURI, T., MIRAS, M., ONRUBIA, J., y otros. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artmed, 1997.
CUBESS, Maria Tereza Gonzáles. Encontros iniciais com Matemática. Porto Alegre, Artmed, 1998.
DÍAZ B. A., F., & HERNÁNDEZ R., G. Estrategias docente para un aprendizaje significativo: una interpretación constructivista. México, D. F.: McGraw-Hill, 2005
KAMMII, Constance. A criança e o número. Campinas, SP. – Papirus. 199. Cortez, 1995.
LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: As últimas confêrencias de Lurias. Porto Alegre Artmed. 2001.
MEC. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino de ciências, Brasília, 1998.
MEC. Parâmetros Curriculares nacionais, PCN. Ensino médio, ciências da natureza, Matemática e sua tecnologia, Brasília, 1999.
PARRA, Cecília ET AL. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre. Artes Médicas. 1996.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 24ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
POZO, J. I. Teorias Cognitivas da Aprendizagem (3ª ed.). São Paulo: Artmed. 2002.
TALÍZINA, N. Psicología de la Enseñanza. Moscú: Progreso. 1988.
VIGOTSKI, L. S. (2003b). Pensamento e Linguaguem. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.
VIGOTSKI, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.
FUNDAMENTOS, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
C.H. 90 horas
As aulas serão realizadas por meio da sala virtual https://meet.google.com/dgg-xguu-vsu.
Ementa: Resgate dos fundamentos e tendências pedagógicas que sustentam os processos de ensino e de aprendizagem de ciências e de matemática na contemporaneidade. Análise crítica de pressupostos básicos subjacentes a algumas das concepções atuais acerca do Ensino e da aprendizagem de Ciências e Matemática. A relação teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem das ciências. A didática para o ensino de ciências e matemática. Metodologias alternativas para o trabalho com ciências e matemática na escola. Pressupostos teóricos e sua importância para a compreensão e reformulação da prática pedagógica e da reelaboração da teoria. A prática como instância epistemológica da construção de conhecimentos sobre os processos de ensino e de aprendizagem.
Objetivo: Aplicar as Tendencias Pedagógicas do Ensino de Ciências e Matemática para a construção de uma didática fundamentado em Teorias de Aprendizagem.
Conteúdos
Teorias de Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática
Teoria Histórica Cultural
Aprendizagem Significativa
Teoria Construtivista de Piaget
Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud
Tendencias Pedagógicas do Ensino de Ciências e Matemática
Resolução de Problemas
Experimentação
Investigação
Modelagem
Etnociências e Etnomatemática
Tecnologia
Jogos e Objetos Manipuláveis
História e Filosofia da Ciências e Matemática
Didática do Ensino de Ciências e Matemática
Objetivos de ensino
Conteúdos
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Referências Bibliográficas
Encontra-se conjuntamente com os slides e leituras sugeridas.
Aula n°1: A Teoria Histórico – Cultural e suas aplicações construção de uma didática.
Leituras Sugeridas
DELGADO, OSCAR TINTORER; MENDOZA, H. J. G. EVOLUÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI À TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 157-170.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO T. O. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. Revista Obutchénie, v. 2, p. 166-192, 2018.
MENDOZA, HÉCTOR JOSE GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. PROPOSTA DE UM ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE. Revista Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020.
MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021, p. 226-242.
WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H J.; DELGADO, O. T. ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA. In: Erika da Silva Maciel, Ivanise Rizzatti, Maria José da Silva (Org). Pesquisa em Ensino no contexto amazônico: um processo em construção. Palma, TO: EDUFT, 2021, p 23-35.
WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H. J. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE AMAZONAS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-25, 29 dez. 2021.
DA SILVA OLIVEIRA, N. V. S.; GARCÍA MENDOZA, H. J.; TINTORER DELGADO, O. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020193, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1651.
MAGALHÃES, VERÔNICA DE OLIVEIRA ; FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO ;GARCÍA MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-27, 2021.
Naralina Viana Soares da Silva Oliveira. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ESTUDANTES DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Veronica de Oliveira Magalhães. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DE HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS DISCENTES DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP/UFRR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza
Yachiko Nascimento Wakiyama. FORMAÇÃO DE HABILIDADES EM MODELAGEM MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA, MAJMUTOV PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Aula n°2: Aprendizagem Significativa e suas aplicações construção de uma didática.
Leituras Sugeridas
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T; ASSUNCAO, J. A. ; MAGALHAES, A. P. C. ; Rizzatte, M. I. PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO NA AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE SIGNIFICADOS SEGUNDO A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 47-58
MOREIRA, M. A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE
MOREIRA, M. A. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
MOREIRA, M. A. MODELOS MENTAIS
DELGADO, O. T.; MENDOZA, H. J. G. UMA APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 2, p. 1-13, 2012.
OLIVEIRA, G. M. S.; MENDOZA, H. J. G. ESTUDO DO CONCEITO DE LIMITE FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ESTRATÉGIA DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa. Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
ASSUNCAO, J. A.; MENDOZA, H. J. G. ; MAGALHAES, A. P. C. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa, 2016, Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
Jeneffer Araújo de Assução. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FUNDAMENTADA NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Gladys Maria de Souza Oliveira. ESTUDO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE ATRAVÉS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Carlos Neco da Silva Júnior; Vandreza Souza dos Santos. O AÇAÍ COMO CONTEXTO PARA UMA AULA DE BIOQUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA AMAZÔNIA. I X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. Sevilla, 2017 (Material Didático)
Aula nº3: Contribuições de Piaget e Vergnaud para a construção de uma didática.
Leituras Sugeridas
Gérard Vergnaud. EDUCAÇÃO, A MELHOR PARTE DA HERANÇA DE JEAN PIAGET
Gérard Vergnaud. NUNCA DEIXAREMOS DE LER VIGOTSKI E PIAGET
MOREIRA, M.A. A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA NESTA ÁREA. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), pp. 7-29, 2002.
VERGNAUD, Gérard. ¿EN QUÉ SENTIDO LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES PUEDE AYUDARNOS PARA FACILITAR APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO? Investigações em Ensino de Ciências – V12(2), pp.285-302, 2007 285.
Textos sobre Metacognição
DA ROSA, C. W.; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da evolução do conceito. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 703–721, 2020. DOI: 10.15536/reducarmais.4.2020.2063.
OTERO, J.; ROSA, C. W. da. Metacognición en el aprendizaje de las ciencias: saber lo que no se sabe o no se comprende. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 49, n. contínuo, p. e250081, 2023. DOI: 10.1590/S1678-4634202349250081.
André de Azambuja Maraschin; Eril Medeiros da Fonsecab; Renata Hernandez Lindemann. Freire-CTS e/ou CTS-Freire?: Contribuições para o Ensino de Ciências.
Eliane dos Santos Almeida, Simoni Tormöhlen GEHLENGehlen. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA FREIRE-CTS: PROPÓSITOS E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.