"Um desafio constante do professor é encontrar meios efetivos para a aprendizagem dos alunos, sendo muito comum hoje nas salas de aulas o ensino empírico sem fundamento científico. Dominar os conteúdos matemáticos não significa ser bom professor, ou seja, é uma condição necessária, mas não suficiente. O processo de ensino aprendizagem deve estar fundamentado sobre bases científicas da psicologia cognitiva, dotado de uma metodologia para o professor conduzir o processo docente e com as particularidades das didáticas específicas"
"Em muitas ocasiões os métodos de ensino e aprendizagem utilizada para a resolução de problemas matemáticos tem a característica principal de ser tradicionais, neste sentido utilizam ditas resoluções como aplicações dos conteúdos e não como conteúdos que resultam necessários para aplicar na ciência e na vida cotidiana. Frente a este dilema, o processo de ensino deve enfocar desde o ponto de vista do problema, pelo que cada problema deve situar-se no centro da aprendizagem dos alunos fundamentada sobre bases psicológicas. Portanto a resolução de problema como metodologia de ensino é uma opção interessante a ser utilizada, sem desconsiderar outras metodologias"
JUSTIFICATIVA
Os Mestrados e/ou Doutorados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática tem a missão de elevar o nível científico e aperfeiçoar as práticas pedagógicas dos professores que atuam na Educação Básica e na formação de professores nas áreas de Biologia, Física, Química, Pedagogia e Matemática para aumentar a qualidade do processo de ensino aprendizagem em Ciências e Matemática na região Amazônica. Também tem o objetivo de gerar a capacidade criativa para pensar nas questões envolvendo o Ensino de Ciências e Matemática no contexto amazônico
Nas disciplinas ofertadas nos cursos são estudadas as Teorias de Aprendizagens Histórico-Cultural e Aprendizagem Significativa. Vigotsky na Teoria Histórico-Cultural define o conceito de Zona de desenvolvimento proximal. Ela é a distância entre o desenvolvimento real, que se determina através da solução independente de problemas, e nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Ou seja, o nível de desenvolvimento real caracteriza pela aprendizagem retrospectiva, que por sua vez, é necessária para o desenvolvimento proximal caracterizado pela aprendizagem prospectiva e alcançável.
Portanto, para alcançar a capacidade criativa na resolução de problemas em Ensino de Ciências e Matemática no contexto amazônico (desenvolvimento proximal) são necessários dominar os conteúdos vinculados a BNCC nas áreas de Biologia, Física, Química, Pedagogia e Matemática (desenvolvimento real).
A teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel expressa “Se tivesse que reduzir toda a psicologia educativa a um só princípio, enunciaria este: o fator mais importante que influi na aprendizagem é o que o estudante já sabe (conhecimento prévio). Averigue-se isto, e ensina-lhe consequentemente”
Portanto, para alcançar a capacidade criativa na resolução de problemas em Ensino de Ciências e Matemática no contexto amazônico é necessário que os conhecimentos previos sejam adequados. Ou seja, são imprescindíveis dominar os conteúdos vinculados a BNCC nas áreas de Biologia, Física, Química, Pedagogia e Matemática.
PARA REFLETIR
Para formar capacidade criativa na resolução de problemas em Ensino de Ciências e Matemática no contexto amazônico não será imprescindível dominar os conteúdos vinculados a BNCC das áreas de Biologia, Física, Química, Pedagogia e Matemática?
Ensinamos as Teorias de Aprendizagem Histórico-Cultural e Aprendizagem Significativa nos mestrados e/ou doutorados. Não será que posteriormente seremos incoerentes, quando nos critérios dos editais de seleção não verificamos o conhecimento prévio ou nível de partida nos conteúdos vinculados a BNCC nas áreas de Biologia, Física, Química, Pedagogia e Matemática?
CONCLUSÃO
Para a formação dos futuros professores mestres e/ou doutores com capacidade criativa de resolver problemas de ensino em Biologia, Física, Química, Pedagogia e Matemática é necessário determinar o domínio dos conteúdos em suas respectivas áreas. Portanto, considero que nas seleções dos estudantes na pós-graduações profissionais de mestres e doutores vinculadas a área de ensino devem realizar-se avaliações que verifiquem o domínio dos conteúdos vinculados a BNCC nas áreas de Biologia, Física, Química, Pedagogia e Matemática.