Reflexões sobre o uso Tecnologia no Ensino

Os tempos atuais se vêm caracterizando pela presencia da informática em quase todas as ações do cotidiano e as previsões corroboram que sua inferência será ainda maior nos próximos anos. No mundo do trabalho vem provocando uma revolução elevando a qualidade e eficiência dos processos produtivos e de serviço. O rápido desenvolvimento da Ciência da Computação, juntamente com novos métodos e técnicas nas áreas de ciências exatas, engenharias incluindo a matemática, requer uma resposta rápida na mudança da forma e conteúdo dos programas de ensino, tanto no nível universitário e educação básica.

Em muitas áreas, com particular atenção a ciências exatas, a computação ao alterou sensivelmente a forma da pesquisa e do ensino. Vários têm sido os benefícios da utilização dos computadores e sistemas computacionais nas investigações científicas na melhoria da qualidade de ensino. Na atualidade os programas informáticos constituem um fator importante e positivo desde o ponto de vista metodológico para o processo de ensino aprendizagem, pelo que os docentes devem de conhecer todas suas potencialidades e estratégias de trabalho que é possível adotar sobre a base de distintas teorias psicopedagógicas.

Hoje no mercado existe um conjunto de programas proprietários e livres de matemática que podem ser utilizados no Ensino da Matemática que mencionaremos alguns deles a continuação. Os programas Sistemas de Computação Algébrica (SCA) são especializados em cálculos matemáticos e também se apresentam como ferramentas de trabalho para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.


Sistemas de Computação Algébricas (SCA)

Proprietários: Mathematica, Maple, MatLab 

Livres: Maxima, Octave, Scilab 


Sugiro aos estudantes da Licenciatura e Bacharelado em Matemática a utilização de programas livres. Para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra entre outras, o Maxima, Cálculo Numérico o Scilab, Estatística o Programa R e documentos científicos o MikTex.


Algumas Aplicações